segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Desmitificando o mal - DIABO X SATANAS

Desmitificando o mal


"Ora, estes de Beréia eram mais nobres do que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram de fato assim." (Atos 17:11)

"Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós." (1 Pe.3:13b).

"Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas". (Sun Tzu – A arte da guerra)

Proposição 1: Deus cria males (desastres, dificuldades, punição).

Prova

Deus, através do profeta Isaías, disse ao grande imperador persa Ciro:

"Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus... Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas essas coisas."(Is. 45:5-7,22).

Esta idéia de Deus trazer o mal é coerente com o resto da bíblia:

Amós 3:6 diz: "Sucederá algum mal na cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?"

E ainda, Jó diz: "receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal?" (Jó 2:10)

Algumas vezes Deus nos traz um mal para nosso bem, nosso amadurecimento:

"E já vos esquecestes da exortação que argumentei convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido, porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho... Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija?" (Heb.12 :5-7).

E sabe por que Deus disse ao rei Ciro, por meio do profeta Isaías, que não há outro Deus e ele é a origem do bem e do mal? É porque os Persas acreditavam em dois deuses: Ormuz - deus do bem, que se opunha a Arimã - deus do mal.


Proposição 2: O mal que é fruto do pecado nasce no coração do homem.

Prova

A Bíblia é bem explícita quanto à natureza do homem fundamentalmente ímpio. Não há necessidade de inventar uma pessoa imaginária fora da nossa natureza humana que seja responsabilizada pelos nossos pecados. Jer.17:9 diz que o coração do homem é tão perverso e enganador que não podemos realmente apreciar a extensão do seu pecado:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Jesus também marca fundamentalmente a natureza humana como 'mal' em Mt.7:11. O versículo Ecc.9:3 não poderia ser mais claro:

...O coração dos filhos dos homens está cheio de maldade

Gal.5:19 fala de nossos pecados como "as obras da carne", pois é a nossa própria carne, e a nossa própria natureza o que nos leva a cometer o pecado. Tiago 1:14 diz como somos tentados:

"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado {ou seduzido} pela sua própria concupiscência."

Somos tentados por nossos próprios maus desejos, pela nossa própria concupiscência, não por qualquer coisa fora de nós. Assim, Jesus nos ensina:

"Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele, isso é que contamina o homem... Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem". (Marcos 7 :15-23).


Proposição 3: O pecado pode ser personificado

Prova

Personificação é um recurso estilístico que consiste na atribuição de ações, sentimentos e qualidades próprias dos seres humanos para coisas, objetos, animais e até mesmo conceitos abstratos.

O corpo do homem foi criado puro e bom (Gen. 1:31), não havia nada inerentemente mal nele. Ao entrar no mundo, o pecado se alastrou como uma erva daninha e contaminou todas as estruturas da vida humana. No momento em que o homem peca já não se sente à vontade na presença de Deus e precisa esconder-se. Desde então, a carne do homem estava "contaminada pelo pecado". Por isso, nossa carne é chamada de "carne do pecado" (Rom 8:3), e o nosso corpo de "corpo do pecado" (Rom 6:6) e "corpo da morte" (Rom 7:24).

"Acho, então, esta lei {em mim:} que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte"?

Cristo é aquele que nos livra do "corpo da morte":

"Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo" (Heb 9:26)

A prova desta proposição é trivial, encontra-se nos seguintes versículos:

O pecado personificado como um mestre que paga salário:
"Porque o salário do pecado é a morte" (Rom 8:23)

personificado como um rei:
"Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências." (Rom 6:12)

personificado como um habitante dentro do homem:
"De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim" (Rom 7:17)

Ou seja, o pecado entra (5:12), reina (6:12), domina (6:14), toma ocasião, engana, mata (7:11) e é uma entidade habitando em nós (7:17). Não te lembra alguma coisa sobrenatural?

Proposição 4: As palavras satan e diabolo são adjetivos, não substantivo próprio.

Prova

A palavra hasatan

Encontramos apenas nos livros de Jó e em Zacarias 3 o termo hasatan, que significa "O adversário", ou "O acusador", ou mesmo "O opositor". Este não é um anjo caído, pode ser considerado como um anjo que recebeu a função de advogado de acusação no tribunal celeste.

A palavra satan (adversário, opositor, acusador)

Em Mateus 16:16, Pedro diz a Jesus: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus o elogiou, dizendo: "Bem-aventurado és porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus" (Mateus 16:18). Logo depois, Jesus falou sobre sua própria morte e Pedro o repreendeu. A resposta de Jesus foi áspera: "Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens" (Mateus 16:23).

Por isso Jesus chamou Pedro de Satanás, porque estava se opondo ao sacrifício de Jesus.

Outro exemplo da tradução de satan:

"E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário (satan);" (Num 22:22).

Outro exemplo:

"Também Deus lhe levantou outro adversário (satan), a Rezom, filho de Eliada... E foi adversário (satan) de Israel, por todos os dias de Salomão, e isto além do mal que Hadade fazia; porque detestava a Israel, e reinava sobre a Síria." (1 Reis 11:23-25).

Deus levantando um "satan" para Israel:
"Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel." (1Crôn. 21:1)
"E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá." (2Sam. 24:1)

Comparando estes dois versículos acima, percebemos que Deus levantou uma nação adversária (um "satan") para Israel. Isto levou a Davi a cometer o pecado de numerar os filhos de Israel, o que era proibido por Deus. Nós não podemos pensar nem que o próprio Deus mandou Davi numerar os filhos de Israel e depois o castigou por fazer algo que ele pediu, nem podemos pensar que Deus pediu ao Diabo, da forma como costuma ser entendido, que fosse tentar Davi para cometer aquele crime.

Deus sendo considerado um satan:
"Tornas-te cruel para comigo; com a força da tua mão me persegues (satan)." (Jó 30:21)

A palavra diabolo

Esta palavra vem do grego, significa literalmente dia = através bolos = lançar (existe, por exemplo, um brinquedo chamado diabolo, ioiô chinês, que funciona baseado em lançamentos). De modo que quando se “lança” uma acusação falsa, a palavra diabolo é traduzida para falso acusador/caluniador, quando se "lança" uma difamação, é traduzido para maldizente e quando se "lança" uma mentira, deve-se traduzir para mentiroso/enganador.

1Tim.3:11 fornece um exemplo:
"Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes (diabolos), sóbrias e fiéis em tudo".

Outro exemplo:
"As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras (diabolos), não dadas a muito vinho, mestras no bem". (Tito 2:3):

Outro exemplo:
"Nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos... homens caluniadores (diabolos), incontinentes, cruéis..." (2Tim.3:1,3)

E assim como Pedro foi chamado de Satanás, Judas foi chamado de Diabo:
"Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? E um de vós é um Diabo (diabolo)? E isso dizia ele de Judas Iscariotes..." (João 6:70). O significado da palavra diabolo neste contexto se refere ao fato de Judas ser um ladrão, ele mentia/enganava sobre o dinheiro da bolsa pelo qual era responsável (João 12:6).


O problema da tradução

Veja o grande problema que é o fato de não haver um tipo de critério para determinar quando traduzir satan/diabolos para adversário/caluniador ou Satanás/Diabo. Vamos supor que a tradução de uma determinada frase em Grego rendeu o seguinte entendimento:

No governo, oposição pede cabeça do porta-voz do supremo tribunal.

Vamos supor agora que a palavra oposição tenha sido traduzida de "satanas". Da mesma forma vamos supor que a palavra porta-voz tenha sido traduzida de "aggelos" (anjo), que significa mensageiro. Considere agora que um outro tradutor pensou que oposição era o nome de um dos senadores, desta forma, resolveu traduzir para:

No governo, Satanás pede a cabeça do Anjo do supremo tribunal.

E desta forma, devido a um mal entendido, pode nascer um novo mito. A entidade "oposição" deste exemplo representa os políticos da esquerda, não apenas um desses políticos como pensou o outro tradutor.

Portanto, como sabemos quando as palavras satan e diabolo estão representando uma entidade sobrenatural? Qual é o critério? Ou melhor, existe critério?


Exemplo 1:: “Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus”. (1 Cor. 5:5)

Este versículo nos leva a pensar: "Se Satanás quer levar nossa alma para o inferno, como ele pode contribuir para nossa salvação?" Observe a resposta daqueles que consideram que "satan", neste contexto, é uma entidade sobrenatural:

"Paulo trata a respeito de um elemento que havia praticado incesto; para que tal pecador fosse reprimido. Ele manda que o culpado seja entregue a Satanás, significando removê-lo da comunhão com a igreja. Para que Satanás o flagele e ele volte mudado e seja salvo no dia do Senhor Jesus."

Mas veja que Paulo em nenhum lugar falou sobre uma entidade sobrenatural atormentando alguém para que este voltasse para a igreja. Vamos agora utilizar algum critério para traduzir Satanás neste contexto. Visto que, pela comparação de 1Crôn. 21:1 e 2Sam. 24:1 Satan pode ser entendido como uma nação adversária, podemos deduzir que Paulo considerava os Romanos como um "Satan". Então, "ser entregue a Satanás" significa ser entregue as autoridades Romanas, para que o cidadão possa pagar pelo seus atos perante a lei dos homens.

Exemplo 2: "E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita" (Rev 2:12,13)

Será mesmo que naquela época o endereço de moradia onde estava o trono do Diabo era em Pérgamo? O Diabo habitava entre aqueles fiés? Bem... todos somos livres para acreditar no que desejamos. Utilizando o mesmo critério do exemplo acima, podemos entender que havia uma colônia governada por Romanos em Pérgamo, onde havia também um grupo de fiéis. Deste modo, lemos também sobre o Diabo jogando crentes na prisão (Rev.2:10), referindo-se a autoridades romanas aprisionando fiéis. Temos também, na atualidade, o exemplo do Irã e outros povos islâmicos que têm chamado os Estados Unidos de "o grande Satã" - isto é, o grande adversário para a sua causa, em termos políticos e religiosos.


Proposição 5: A concupiscência da carne é o maior adversário da humanidade.

Prova

"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.” Rom. 7:18-20

Segundo Paulo, aquele que o levava a fazer o mal é o pecado que havia dentro dele. E diz também que este pecado em ação é conseqüência do mal que havia em sua própria carne, o que já sabemos pela Proposição 2. Ou seja, este pecado atuando tem origem na própria inclinação da carne.

Paulo define a inclinação da carne como sendo a própria morte e diz ainda que não é sujeita a lei de Deus (Rom 8:6-7). E mais do que isso, Paulo diz "nem, em verdade o pode ser.” Ou seja, por natureza e sem influência externa, pecaminosa.

E por que Paulo diz que a inclinação da carne é a própria morte? É exatamente por ela ser naturalmente pecaminosa, isto leva a morte "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna." Rom. 6:23

Isto é ainda confirmado por:

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:14-15

Portanto, a inclinação da carne, a concupiscência carnal, que nos leva a morte por ser pecaminosa e cujo pecado nasce do próprio coração do homem (provado na Proposição 2), é por natureza o maior inimigo da humanidade. Está na hora de parar de colocar a culpa nos anjos


Proposição 6: Utilizando as Proposições 3, Proposição 4 e Proposição 5:
As palavras satan e diabolo podem ser usadas para personificar o pecado.

Prova

Assim como o pecado é personificado de diversas formas (provado na Proposição 3), podemos também usar as palavras satan e diabolo para atribuir uma qualidade (provado na Proposição 4) e, deste modo, personificar o maior adversário da humanidade (provado na Proposição 5) - a concupiscência carnal, e também o pecado que dela resulta, por consequência. Se isto estiver correto, encontraremos evidências nas escrituras.

Atos 5:3 fornece um exemplo desta conexão entre a palavra satan e a concupiscência da carne que nos leva ao pecado. Pedro diz a Ananias: "Ananias, por que encheu Satanás o teu coração"? Depois, no versículo seguinte Pedro explica: "Por que formaste este desígnio em teu coração?".

Compare:
A. Por que Satanás encheu seu coração? (v. 3)
B.- Por que formaste (o próprio Ananias) este desígnio em seu coração? (v. 4)

Heb 2:14 diz que o motivo de Jesus ter "participado da carne e do sangue" (nossa natureza) foi para poder destruir o "Diabo". Quando comparamos com Rom 8:3 percebemos que Deus, "enviando seu próprio Filho em semelhança da carne pecaminosa" condenou o pecado na carne. Isso mostra a relação direta, neste contexto, entre a palavra diabolo e a concupiscência carnal da natureza humana.

Compare:
A. E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o Diabo. (Heb 2:14)
B. Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne. (Rom 8:3)

Heb. 9:26 diz para que Cristo se manifestou: "mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo". Enquanto por 1 Jo 3:8 sabemos que: "Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do Diabo". Por sua morte, Jesus venceu o corpo do pecado, ou seja, nossa natureza humana, "sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado" (Rom 6:6).

Compare:
A. ...se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. (Heb 9:26)
B. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do Diabo. (1 Jo 3:8)

Compare:
A. pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o Diabo. (Heb 2:14)
B. Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito. (Rom 6:6)

E como foi que Jesus venceu o pecado na cruz?

"Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida. Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos." (Rom 5:18,19)


Proposição 7: Não há anjos pecadores nas escrituras sagradas

Prova

"Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais o seu beneplácito". (Sal. 103:20-21).

"Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação
?" (Heb 1:14)


A Bíblia diz que todos os anjos realizam a vontade do Senhor, a Bíblia não diz "não são porventura alguns deles...?" ou "não são porventura a maioria deles...?". E ainda, está escrito na oração do pai nosso, ensinada por Jesus, quando traduzida literalmente: "seja feita a vontade tua como é no céu também na terra". Ou seja, devemos fazer a vontade de Deus aqui na terra como é feita no céu por todos os anjos.

E o que dizer dos "filhos da ressurreição"? (que serão iguais aos anjos). Haveria a possibilidade de um destes, após a ressurreição, novamente trazer o pecado ao mundo?


"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos... Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus". 1 João 3:2,9

"mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro e a ressurreição dos mortos nem hão de casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer, pois são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição". Lu 20:35-36

O versículo citado em Lucas é PROVA IRREFUTÁVEL que os anjos não podem pecar. Sabemos que o salário do pecado é a morte (Rom 8:23), visto que anjos não podem morrer, então também não podem pecar.

Argumentação para Defesa dos Anjos em versículos mal interpretados.


Proposição 8
: A serpente não foi punida injustamente

Prova

Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida” Gênesis3:14

Deus amaldiçoa a serpente dizendo que esta rastejaria sobre seu ventre para sempre. É óbvio pensar que se ela estaria sendo amaldiçoada a rastejar é porque antes não era assim, pois se ela já rastejasse antes, não seria maldição ela continuar rastejando. O fato, que muitos não querem aceitar, é que ela (a serpente) possuía patas.

O primeiro fóssil de uma cobra com patas foi encontrado por volta de 1960 em Israel, e estudada pelo paleontólogo George Haas, que em 1970 veio a descobrir um segundo fóssil.

Segundo alguns evolucionistas, essa descoberta era uma prova de que tal fóssil se tratava de um elo de transição entre um ser marinho (lagartos dos mares – mosassauros) e outro terrestre (serpente terrestre), todavia, um conceituado estudioso chamado Zaher, afirma: "Essa espécie não é um intermediário e não veio de um ancestral marinho... Ela é mais evoluída do que pensávamos, proximamente relacionada a um grupo de cobras atuais, as macrostomatas, e tem patas desenvolvidas."

Essa conclusão pode ser comprovada com a descoberta e estudo de um terceiro fóssil de serpente com patas, encontrado junto com a que foi citada anteriormente. No ano de 1999, a Universidade Hebraica de Jerusalém autorizou Zaher e Olivier Rieppel (curador de fósseis do Museu Field de História Natural, de Chicago - EUA) a analizar as serpentes e publicar os resultados da pesquisa no ano de 2000 na revista Science.

Em Setembro de 2009 foi encontrada uma cobra com uma pata na China:
http://criacionista.blogspot.com/2009/09/chinesa-encontra-cobra-com-pata.html

Esse era um dos fatos mais controversos citados pelos evolucionistas e ateus que, segundo eles, tornava implausível e incoerente o relato bíblico do Gênesis, todavia, acaba de ser comprovado pela ciência moderna e pelos cientistas, mesmo não sendo crentes.

Observe que a serpente realmente foi amaldiçoada, perdendo suas patas, portanto, é natural entender que aquela serpente não foi punida injustamente, pois se a serpente estivesse sendo controlada por algum anjo, não haveria razão para Deus amaldiçoar a pobre serpente. Alguns podem ainda argumentar: "Como serpentes podem falar?", isto é muito simples, Deus pode abrir a boca da serpente assim como abriu a boca da jumenta:

"Então, o SENHOR abriu a boca da jumenta... E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não." (Num 22:28, 30)

Mas a pergunta que não quer calar é: "Por que em Gênesis não encontramos nenhum anjo caído?"

Proposição 9: Um anjo caído rebeledado resulta em pelo menos uma contradição Bíblica.

Prova

Se o "Lúcifer" é mesmo um mito inventado pelo homem, o qual está sempre procurando alguém para colocar a culpa de seus pecados desde o Éden quando culpou a mulher, que por sua vez culpou a cobra, então encontraremos alguma contradição na Bíblia, o que tornaria ela toda inválida, pois ou acreditamos que toda ela é a palavra verdadeira e "soprada" por Deus, ou não poderemos saber qual parte é verdadeira e qual parte é falsa (não podemos também esquecer que representações alegóricas não são contradições Bíblicas).

Para provar esta proposição, serão apresentadas pelo menos 3 evidências:

1.
Utilizando Proposição 7, podemos deduzir que não há base escriturística para acreditar que um anjo pode rebelar-se.

2.
"Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti". (Ez 28:14,15).

"Vós sois do Diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade." (João 8:44)

Eis aí uma contradição bem evidente para quem tiver olhos abertos para enxergar. Se Jesus diz que ele nunca se firmou na verdade, como pode ele um dia ter sido "perfeito em seus caminhos"?

3.
"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!" (Is 14:12)

"Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono... E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus." (Rev 12:10)

Eis aí mais uma contradição inexplicável sobre essa figura. Como pode o Diabo ter sido expulso duas vezes do céu? Será que Deus o permitiu voltar morar lá? Isto Não! Deus nunca iria conviver com um anjo pecador no céu:

"Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar;" (Hab 1:13)

Por Is 14:12 acreditam que o Diabo foi expulso do céu entre os versículos 1 e 2 de Gênesis, mas Rev 12:10 mostra que o dragão foi expulso na cruz de Cristo:

João 12:31-33
Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.

Marcos 16:19, Mat 28:18
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Este é o verdadeiro príncipe que Jesus condenou:

"Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne". (Rom 8:3).

"Agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado." (Heb 9:26)

"Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida. Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos." (Rom 5:18,19)


Proposição 10: Não existe anjo caído algum.

Prova

Utilizando Proposição 1, Proposição 2, Proposição 6, Proposição 8 e Proposição 9, podemos dizer muito seguramente que não existe anjo caído algum.

E muitas outras evidências indiretas existem. Por exemplo, quando Paulo trata do assunto do pecado em Gênesis (2 Cor 2:13, Rm 5.12) ele não menciona anjo caído algum como participante. Na epístola aos Romanos, Paulo mostra-se amplamente preocupado com o pecado, descreve a sua origem, e como superá-lo, mas não diz nada sobre como podemos ser tentados por um suposto anjo caído.

Da mesma forma, o "diabo" é um conceito do novo testamento. Se existe um ente externo que nos faz pecar, certamente ele teria sido amplamente mencionado no Antigo Testamento. Mas há um profundo e significativo silêncio sobre este assunto. O pecado deste anjo seria mencionado várias e várias vezes. O suposto crime deste anjo teria sido detalhado nos pontos mínimos ao invés de ser revelada por "dupla referência" em profecias para reis de outros povos (Is 14, Ez 28).

O registro dos livros de juízes e de Israel no deserto, mostram que nesses momentos, principalmente, pecar era um crime de morte imediata. Mas Deus não os avisa sobre qualquer força sobrenatural que poderia influenciá-los a pecar. Em vez disso, ele encorajou-os a aplicar-se a sua palavra, para que eles não caíssem pelos caminhos da sua própria carne (por exemplo, Deut. 27: 9,10; Jos. 22: 5).

"
Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a todo o Israel, dizendo: Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Hoje vieste a ser povo do SENHOR teu Deus. Portanto obedecerás à voz do SENHOR teu Deus, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno." (Dt 27:9)


DesmitificandoUma entidade sobrenatural nas escrituras?

Visto que o significado das palavras satan e diabolo foi desmitificado, faz-se necessário demonstrar o seu significado em outros versículos das escrituras, especialmente naqueles mais utilizados como “provas” de que as palavras satan e diabolo representam uma entidade sobrenatural. Para isto, foram escolhidos 7 versículos:

1. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.(2Cor. 11:14 )

2. Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. (Lucas 22:31)

3. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1 Pedro 5:8)

4. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. (João 13:27)

5. Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo e nada tem em mim. (João 14:30)

6. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. (Lucas 10:18)

7. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. (Judas 9)


1. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
(2Cor. 11:14 )

1. Os "ministros" de Satanás (2Cor 11:15) são identificados por Paulo como "falsos apostólos" que são "obreiros fraudulentos", não como demônios e anjos malvados. Uma vez que estes também podem "se transfigurar" não há motivos pra crer que a "transformação em anjo de Luz" seja algo literal.

2. O contexto indica que Paulo estava escrevendo para exortar que, daquilo que ele ensinou, fossem obedientes em tudo (2Cor 2:9), que estava preocupado (2Cor. 11:3-4) com relação à adversários (Judeus) que estavam minando seus ensinamentos na igreja de Coríntios, através de seus muitos ardis (2Cor 2:11).


2. Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. (Lucas 22:31)

simon (Simão) simon (Simão) idou (eis) o (o) satanas (adversário) exaiteomai (tem desejado) humas (vos) ho (o) siniazo (cirandar) hos (como) ho (o) sitos (trigo).

Ou seja, "Simão, Simão, o adversário tem vos desejado para vos cirandar como trigo"

Esta tradução concorda com a versão da American King James e outras.

O adversário sobre quem Jesus está falando neste contexto eram os líderes religiosos dos Judeus que queriam prendê-los. Isto justifica Pedro ter respondido: "Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte". (Luc. 22:33)


3. Sede sóbrios, vigiai, porque o Diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pedro 5:8)

1. Em todo o resto das escrituras características relacionas com Leões são atribuídas a seres humanos. (por exemplo, o Sal. 22:12, 13; 57:4; Prov. 28:15).

2. A palavra grega "antidikos" traduzida aqui para adversário significa um adversário na lei e a palavra grega diabolo, traduzido aqui para Diabo, significa falso acusador/caluniador. De onde se deduz que o "leão rugindo" era um adversário na lei que acusava maliciosamente. Este foi nada mais nada menos que a magistratura romana.

3. O contexto indica que Pedro estava preocupado com a firmeza da Igreja, devido à um iminente período de sofrimento que a igreja estava prestes a entrar. Ele exortou: "Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse" ( 4:12). Veja também 4:16-19.

4. Paulo encontrou com um "leão" semelhante (2 Timóteo 4:17), e este não era um leão "sobrenatural", mas o tribunal de César (vs. 16, 17) a partir do qual Paulo foi entregue no primeiro julgamento. Paulo também sofreu perseguições semelhantes em outros lugares (2 Timóteo 3:11), mas ele atribuiu a culpa à "homens" - "Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados"(2 Timóteo 3:13).


4. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. (João 13:27)

1. Se o Diabo conhece as escrituras como dizem, então por que ele iria ajudar Jesus a cumprir a profecia e salvar a humanidade?.

2. O entendimento do "adversário" deste contexto está relacionado com a concupiscência carnal da forma como apresentado na Proposição 6.

Um exemplo é o caso de Ananias em Atos 5:3. Compare:
A - Por que Satanás encheu seu coração? (v. 3)
B - Por que formaste (o próprio Ananias) este desígnio em seu coração? (v. 4)


5. Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo e nada tem em mim. (João 14:30)

João 12:31
Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer;

João 16:11
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado;

O "príncipe deste mundo" é o mesmo "príncipe das potestades do ar" de Ef 2:1-3

Efésios 2
1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

Então, Paulo explica o porquê:

2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar...

De onde se pode entender que "príncipe das potestades do ar" está repetindo a idéia anterior, ou seja, ele é o mesmo que o "curso deste mundo", e está também sendo repetido na idéia posterior, como sendo o "espírito que agora opera nos filhos da desobediência”.

E ainda, na oração que se segue, Paulo se inclui e repete as mesmas idéias com outras palavras:

3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira.

Logo, por paralelismos e repetição de idéias, o príncipe é o "desejo da carne", ou seja, uma personificação do pecado.

O pecado é ainda personificado como um mestre que paga salário (Rom 6:23), um senhor de escravos (Rom 6:17), um habitante dentro do homem (Rom 7:17), e até mesmo como um rei! (Rom 5:21)

Quando Jesus estava na cruz parecia que era ele quem tinha sido condenado, mas na verdade era a condenação do pecado.

"Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne." Rom 8:3

"...se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo." (Heb 9:26)


6. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. (Lucas 10:18)

epo (disse) de (e) autos (ele), theoreo (via) ho (o) Satanas (adversário) hos (como) astrape (raio) ek (de) ho (o) ouranos (céu) pesonta (caído)

Ou seja, "E disse-lhes: Eu via o adversário como um raio caído do céu"

versão da King james: And he said unto them, I beheld Satan as lightning fall from heaven.

http://biblelexicon.org/luke/10-18.htm

1. Por que nunca se decidem quando o Diabo foi expulso do céu? Foi dessa vez? Foi em Is 14? Foi também em Rev 12? (Após o filho da mulher ser arrebatado para Deus e o seu trono).

2. Jesus dizer que via Satanás cair do céu enquanto os discípulos iam cumprir a missão a eles ordenada (curar os enfermos) está totalmente fora do contexto. O contexto é sobre "sujeição de demônios" (entenda-se cura dos "endemoniados").

3. Jesus não viu Satanás cair do céu, ele faz uma COMPARAÇÃO, ele compara o adversário COMO um raio caído do céu.

4. A queda de um raio denota rapidez, de onde se pode supor que o objetivo da comparação era dizer que as curas ("demônios expulsos") eram realizadas de forma completa e tão rapidamente quanto a queda de um raio.


Extra: "Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás (hasatan) estava à sua mão direita, para se lhe opor" (Zacarias 3:1)

1. Estar "à sua mão direita" significa "O adversário" tendo domínio sobre Josué (cp sal. 16:8).

2. A "mão direita" e as "vestes sujas" (v. 3) são elementos simbólicos, deste modo pode ser também considerado o "hasatan".

O profeta Zacarias profetizou na época do retorno do exílio na Babilônia, quando o templo, em Jerusalém, estava sendo reconstruído (Esdra 5:1). Esta foi, provavelmente, uma das profecias que fizeram com que Zorababel e Josué voltassem a trabalhar na reconstrução do Templo (Esdra 5:2), pois tinham parado a construção devido a oposição dos "adversários de Judá e Benjamim" (Esdra 4:1) os quais "debilitavam as mãos do povo de Judá e inquietava-os no edificar. E alugaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro." (Esdra 4:4-5).

Após recomeçar a contrução do templo, Tatenai, Setar-Bozenai e os seus companheiros tentam impedi-los enviando uma carta para o rei Dario (Esdra 5:6), "Porém os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus" (Esdra 5:5). Assim, o "hasatan" da profecia são os povos adversários.

3. A troca de vestes sujas por vestes limpas representa Israel sendo limpa e restaurada como nação santa. Josué naquelas vestes sujas representa a nação sempre pecadora e desobediente Israel. É um ato simbólico para limpá-los do pecado que os tinha levado ao exílio. Desta forma Josué foi santificado para exercer o papel de sumo-sarcedote e Israel passaria a estar apto para receber o messias.


7. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. (Judas 1:9)

(Zacarias 3:2)
Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás...

1. O velho testamento não mostra Diabo algum procurando o corpo de Moisés, onde Judas viu isso?

2. Judas está fazendo referência a Zac 3:2, a "túnica manchada" em Judas 1:23 também indica isto.

3. "corpo de Moisés" deveria ser traduzido para "escravo de Moisés" (com escravo significando servente), este escravo é o sumu-sacerdote Josué de Zac3:2

A palavra traduzida aqui para "corpo" expressa sentido de servidão em Rom 6:6:
"que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos".
Neste caso "corpo do pecado" expressa "escravidão do pecado".


Judas Septuaginta(Zac 3) Hebraico(Zac 3) Ezra

Miguel Anjo Anjo Deus
Diabo Diabo Hasatan Povos adversários
Corpo de Moisés Jesus o sacerdote Josué sumu-sacerdote Josué sumu-sacerdote
O SENHOR te repreenda O SENHOR te repreenda O SENHOR te repreenda
arrebatando-os do fogo tição tirado do fogo tição tirado do fogo Israel purificado
Túnicas manchadas Vestes sujas Vestes sujas Pecado de Israel

(Obs: A septuaginta é uma versão em grego do velho testamento, sendo a referência mais antiga existente, datada em cerca de 200 a.C. Foi utilizada aqui para mostrar que Hasatan em Zacarias foi traduzido para Diabo)


Septuaginta: http://www.ecmarsh.com/lxx/index.htm


DesmitificandoLúcifer era um querubim?

Primeiramente, é sempre muito bom lembrar quem é o único e verdadeiro Lúcifer (estrela da manhã):

Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Rev 22:16

Visto que no Velho Testamento não há informações sobre quem seria aquela “entidade” chamada de Diabo e Satanás no Novo testamento, criaram uma ponte entre Gênesis e Revelação, forçando o entendimento natural de dois textos no Velho Testamento, a saber – Is 14 e Ez 28:

Isaías 14

1 Porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda elegerá a Israel, e o porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com ele os estranhos e se achegarão à casa de Jacó.
2 E os povos os receberão e os levarão aos seus lugares, e a casa de Israel possuirá esses povos por servos e servas, na terra do SENHOR; e cativarão aqueles que os cativaram e dominarão os seus opressores.
3 E acontecerá {que,} no dia em que o SENHOR vier a dar-te descanso do teu trabalho, e do teu tremor, e da dura servidão com que te fizeram servir,
4 então, proferirás este dito contra o rei da Babilônia e dirás: Como cessou o opressor! A cidade dourada {ou exatora} acabou!
5 {Já} quebrantou o SENHOR o bastão dos ímpios {e} o cetro dos dominadores.
6 Aquele que feria os povos com furor, com praga incessante, o que com ira dominava as nações, {agora,} é perseguido, sem que alguém o possa impedir.
7 {Já} descansa, {já} está sossegada toda a terra! -exclamam com júbilo.
8 Até as faias se alegram sobre ti, {e} os cedros do Líbano, {dizendo:} Desde que tu caíste, ninguém sobe contra nós para nos cortar.
9 O inferno, {Heb. Sheol} desde o profundo, se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos {e} todos os príncipes da terra {e} fez levantar do seu trono a todos o reis das nações.
10 Estes todos responderão e te dirão: Tu também adoeceste como nós {e} foste semelhante a nós.
11 {Já} foi derribada no inferno a tua soberba, com o som dos teus alaúdes; os bichinhos, debaixo te ti, se estenderão, e os bichos te cobrirão.
12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! {Como} foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte.
14 Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
15 E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão e {dirão:} É este o varão que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?
17 Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava {ir} soltos para a casa deles?
18 Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua casa.
19 Mas tu {és} lançado da tua sepultura, como {um} renovo abominável, {como uma} veste de mortos atravessados à espada, {como} os que descem ao covil de pedras, como corpo morto e pisado.
20 Com eles não te reunirás na sepultura, porque destruíste a tua terra {e} mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será nomeada para sempre.
21 Preparai a matança para os filhos, por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades.
22 Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e desarraigarei da Babilônia o nome, e os resíduos, e o filho, e o neto, diz o SENHOR.
23 E reduzi-la-ei a possessão de {ou dos porcos-espinhos} corujas e a lagoas de águas; e varrê-la-ei com vassoura de perdição, diz o SENHOR dos Exércitos.


Objeções contra aqueles que acreditam que existe algum anjo caído no oráculo para o rei de Babilônia:

1. O versículo em nenhum lugar menciona 'Diabo', 'Satanás' ou 'anjo caído'. Is. 14:4 é claríssimo: "proferirás este dito contra o rei da Babilônia".

2. O contexto mostra que Is. 13 fala sobre Babilônia, assim, é natural entender que Is. 14 está relacionado com o rei de Babilônia e não com um "anjo caído". Alguns ainda alegam que a Babilônia descrita em Is. 13 está relacionada com a Babilônia no livro de revelação. Para refutar isto basta mostrar:

Is 13:17 Eis que suscitarei contra eles os medos, que não farão caso da prata, nem tampouco no ouro terão prazer.
Is 13:19 E Babilônia, a glória dos reinos, o esplendor e o orgulho dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou.

3. Deus ainda não deu descanso pra Israel "da dura servidão com que te fizeram servir"? (Is 14:3) Eles ainda são servos cativos na Babilônia? (leia Is 45:13)

4. "Lúcifer" vai ficar doente semelhantemente aos reis das nações? (Is 14:10)

5. Se o fim de Satanás é ser lançado no lago de fogo (Rev. 20:10), porque é dito aqui que os vermes o cobrirão na sepultura? (Is 14:11)

6. Quem é o verdadeiro “Lúcifer”? Jesus ou um "anjo caído"?

7. O rei da Babilônia foi o único que já se declarou "semelhante ao altíssimo"? Então os Faraós do Egito que se declaravam deuses também são anjos caídos? Os Césares Romanos são a encarnação viva do mal? (leia Dan 4:30)

8. O que outras passagens da Bíblia dizem sobre "subir aos céus"? (leia Jer. 51:9,53 onde denota exaltação, não significa ir pra onde Deus mora). E sobre "cair do céu"? (leia Lam 2:1 e Mat. 11:23).

9. Se Satanás é um anjo rebelde porque ele é tratado como um homem, sendo chamado de “varão”? Is 14:16

10. A palavra hebraica traduzida para Lúcifer é heilel ben-shachar, onde heilel significa Vênus e ben-shachar significa "o luminoso, filho da manhã". Isaías diz que é depois da queda de Babilônia que iriam chamar o rei de "estrela brilhante" que "caiu do céu", de forma irônica e escarnecedora. O orgulho egoísta induziu os reis de Babilônia a se elevarem acima dos outros em sua volta. A arrogância da dinastia era tão grande, que é retratada fazendo a declaração "Assemelhar-me-ei ao Altíssimo.”

As “estrelas de Deus” são os reis da linhagem real de Davi (Núm 24:17). A partir de Davi, essas “estrelas” governavam desde o Monte Sião, e com o tempo, o nome Sião passou a ser aplicado a toda a cidade. Por decidir subjugar os reis judeus e depois removê-los daquele monte, Jerusalém, Nabucodonosor, rei de Babilônia, declara sua intenção de se colocar acima dessas “estrelas”. Em vez de atribuir a Deus o mérito dessa vitória sobre eles, coloca-se arrogantemente no lugar Dele. Portanto, é depois da sua queda que a dinastia babilônica é chamada zombeteiramente de “brilhante” e que "caiu do céu".



Ezequiel 28

1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;
3 Eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti.
4 Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.
5 Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas;
6 Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus,
7 Por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor.
8 Eles te farão descer à cova e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares.
9 Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa.
10 Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros, porque eu o falei, diz o Senhor DEUS.
11 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
18 Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.


Objeções contra aqueles que acreditam que existe algum anjo caído no oráculo para o rei de Tiro:

1. O versículo em nenhum lugar menciona 'Diabo', 'Satanás' ou 'anjo caído'. Ez 28:12 é claríssimo "Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro".

2. Os capítulos 25 a 32 de Ezequiel contêm profecias vindas do Senhor a respeito de sete nações gentias: Amon, Moabe, Edom, Filístia, Tiro, Sidom e Egito. Não apenas Ezequiel 28 trata de Tiro, cap. 26 fala da destruição da cidade por várias nações e cap. 27 compara a cidade de Tiro a um lindo navio de grande luxo despedaçado por um vento oriental, que são os babilônios (ver. 26, 27); O contexto, portanto, não justifica que o assunto seja referente a um anjo caído.

Observe como o padrão de profecia e lamentação se aplica à Tiro e ao Egito.

- Profecia contra Tiro (Eze 26)
- Lamentação para Tiro (Eze 27)

- Profecia contra o rei de Tiro (Eze 28:1-10)
- Lamentação para o rei de Tiro (Eze 28:11-20)

- Profecia contra o Egito e seu rei (Eze 29)
- Lamentação para o Egito (Eze 30)

- Profecia contra Faraó, rei do Egito (Eze 31)
- Lamentação para Faraó rei do Egito (Eze 32)

3. Geralmente é utilizado o argumento que "o rei de Tiro não poderia ter estado no jardim do Éden", portanto este deve ser um “anjo querubin” que esteve lá:

a. Faraó, rei do Egito, é comparado com um cedro do Líbano mais alto que qualquer das outras árvores no Eden (Eze. 31:2, 3, 8, 9, 16, 18). Mas Faraó era outro anjo no Éden? Observe o que é dito a Faraó:

"Assim diz o Senhor JEOVÁ: No dia em que ele desceu ao inferno, fiz eu que houvesse luto; fiz cobrir o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e elas detiveram-se; e cobri o Líbano de preto por causa dele, e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram. Ao som da sua queda, fiz tremer as nações, quando o fiz descer ao inferno com os que descem à cova; e todas as árvores do Éden, a flor e o melhor do Líbano, todas as que bebem águas se consolavam na terra mais baixa." (Eze 31:15,16)

b. O rei de Tiro não tinha que ser contemporâneo de Adão e Eva para estar no Eden, o versículo não impõe restrições temporais. O Eden, aparentemente, foi uma área extensa onde o Jardim foi posto, no oriente. (Gen. 2:8; comp. Eze 27:23)

4. As vezes é utilizado o argumento que não poderia ser o rei de Tiro porque este não era "perfeito". Contudo a palavra hebraica "tamim" traduzida para perfeito significa "completo". Noé era um homem completo (Gen. 6:9).

5. Também utilizam o argumento que o rei de Tiro foi "procriado" e não "criado". Para refutar isto basta mostrar Sal. 102:18 e Eze. 21:30.

6. Se Satanás é um querubin porque ele é enfaticamente chamado de "homem"? (v. 2,9)

7. Realmente Satanás esta interessado em ouro e prata? Não deveria ser em almas humanas pecadoras? (v. 4).

8. Afinal, Satan encheu seu coração pelo desejo de "ser semelhante a Deus" e "governar o mundo" ou foi por causa de suas riquezas materias? (v. 4).

9. Uma vez que Jesus disse que anjos não podem ser mortos (Lucas 20:36), por que o profeta diz que ele morrerá "pela mão de estrangeiros incircucisos" e "nunca mais subsistirá"? (v 10,19).

10. No v. 14 o original hebraico é ambíguo e passível de duas traduções com sentidos diferentes, pode significar tanto “Você era o querubim ungido” quanto “Você estava com o querubim ungido”. No v. 16 o verbo traduzido para "fazer perecer"/"expulsar" concorda com a assertiva anterior.

a. "Você estava com o querubim ungido” - Neste caso torna-se impossível ser Satanás, pois este querubin ungido expulsa o rei de Tiro (v. 16).

b. "Você era o querubim ungido" - Neste caso torna-se impossível ser Satanás, pois ele não pode ser ao mesmo tempo "Perfeito em seus caminhos desde o dia que foi criado" e “pecar desde o princípio” (cp João 8:44, I João 3:8).


Explicação para o “querubim ungido” pode ser encontrada em:
http://reverendopaulocesarlima.blogspot.com/2008/05/o-mito-do-querubim-ungido.html


CUIDADO!!! CUIDADO!!! CUIDADO!!!

O maior argumento contra a existência de um anjo caído em Is 14 e Ez 28 é que não há RAZÃO para haver dupla referência neles. Por que acreditamos que existem dupla referências para Jesus? É porque sabemos que a Lei e os Profetas apontavam para ele! Porque ele é o Messias. Aqueles que dizem que há também dupla referência para um suposto anjo caído o estão considerando também um Messias! Terão que se explicar perante Jesus Cristo no dia do julgamento!!

CUIDADO!!! CUIDADO!!! CUIDADO!!!


Desmitificando Jesus tentado pelo Diabo?

Será que Jesus foi tentado por uma entidade sobrenatural? Vamos pensar um pouco, se o Diabo realmente existe e Jesus o conhecia e sabia que ele é o pai da mentira, então como pode Jesus ter sido tentado?

1. Jesus sabia que aquele era o Diabo.
2. Jesus sabe que o Diabo sempre mente, que é o pai da mentira.
3. Portanto, Jesus estava totalmente preparado para enfrentar o Diabo
4. Onde está a tentação???

Vejamos o que um dos criadores do mito do Diabo pensa sobre o assunto, esta é a opinião de Orígenes (185 — 253 d.C), um dos “pais” da igreja:

"Para não ampliar a obra que temos em mãos mais do que o justo, será muito fácil, para quem o quiser, reunir das santas escrituras muitas coisas que, apesar de terem sido escritas como fatos, não podem ser cridas competente e razoavelmente que se tenham realizado segundo a história.

Este modo de escrever pode ser encontrado abundante e copiosamente também nos livros evangélicos, quando se diz, por exemplo, que o demônio transportou Jesus para um elevado monte (Mt. 4, 8) para que dali lhe mostrasse todos os reinos do mundo e a sua glória. Como parecerá que tenha se podido fazer com que Jesus tivesse sido conduzido pelo demônio a um alto monte, ou também que se lhe tivesse sido mostrado aos seus olhos carnais, junto a um só monte, todos os reinos do mundo, isto é, o reino dos Persas, dos Scítios e dos Índios, ou também como os seus reis são glorificados pelos homens? Muitíssimas outras coisas semelhantes a estas encontrará no Evangelho quem o ler mais atentamente, e poderá notar que nestas narrativas que parecem enunciadas segundo a letra, há inseridas e simultaneamente tecidas coisas que a história não recebe, mas que, todavia, possuem uma inteligência espiritual." em seu livro De Principiis.

Para entender como Jesus foi tentado e quem é o “Diabo” desta alegoria leia a argumentação apologética dos frades menores capuchinhos: http://www.capuchinhos.org/siteantigo/porciuncula/biblia_responde/jesus_tentado.htm

Temos também Jesus falando do Diabo em suas parábolas, por exemplo:

"E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros, por parábolas, para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não entendam. Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus; e os que {estão} junto do caminho, estes são os que ouvem; depois, vem o Diabo e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo;" (Lucas 8:10/12).

Como sabemos, pela Proposição 4, a palavra diabolo é traduzível. Podemos, por exemplo, traduzir a palavra diabolo para mentiroso, no sentido de enganador. Ora, quem é então o enganador das parábolas de Jesus que “tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem” ? Veja que se não conhecemos o inimigo nem poderemos combatê-lo, era destes que falava Jesus:


Os espíritas
Vão até aquele que recebeu a boa semente e dizem: Na verdade Jesus queria dizer "reencarnação". Ele não morreu por você... não creia nisso.

Os islâmicos
Vão até aquele que recebeu a boa semente e dizem: O paráclito (Espirito Santo) que Jesus disse que enviaria era Maomé! Glória para Alá!

Os mórmons
Vão até aquele que recebeu a boa semente e dizem: Venha conhecer o nosso "novo evangelho", vamos fazer uma aposta, jure por ele como sendo verdadeiro e espere pra ver que sua vida vai melhorar.

Os ateus
Vão até aquele que recebeu a boa semente e dizem: Não há provas sobre esse Jesus. Venha conhecer o verdadeiro, o "Jesus histórico", que se casou com Maria madalena.

E muitos outros exemplos podem ser apresentados.


DesmitificandoO dragão do Apocalipse.

Pra mostrar meu ponto de vista, uso a interpretação preterista do apocalipse. A qual considera que as coisas descritas no livro iriam "brevemente acontecer" [Rev1:1], pois "o tempo estava próximo" [Rev1:3] foi uma carta escrita pra ajudar as "7 igrejas da Ásia" [Rev1:4].

Assim nós consideramos os símbolos segundo os elementos daquela época.

Contexto:

7 selos, 7 trombetas e 7 taças: Alegorias pra representar a punição do povo Judeu, pois Jesus estava para vir julgá-los [Rev 22:12,20], o que ocorreu em 70 AD.

As duas testemunhas: A lei e os profetas. (Tal qual Moisés e Elias testemunharam que Jesus era filho de Deus na visão do monte da transfiguração).

A besta com 7 cabeças: O império romano. Nero é a cabeça ferida de morte que volta a vida (segundo a lenda corrente que ele ia ressuscitar). Os sete montes é uma referência as sete colinas de Roma.

Os sete reis (as cabeças): cinco já caíram (Julio, Otávio, Tibério, Calígula, Cláudio) e um existe (Nero); o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco (Galba - 7 meses de governo).

Adoração da imagem da besta: O culto a divindade do imperador que ocorria nas provincias, estabelecido também na Judéia na marra. Na cidade de efésios foi encontrada uma inscrição sobre Nero como "Deus todo poderoso".

Numero da besta: O 666 vem de Nero César em Hebraico e o 616 (outros manuscritos) vem de Nero César em Latin.

Homem do pecado/Filho da pedição: Nero

Falso profeta: Sumo-Sacerdote, o líder religioso dos Judeus.

Besta Carneiro de dois chifres: Assim como o carneiro de Daniel tinha 2 reis diferentes (Medo-Persia), um chifre é o líder religioso (sumo-sacerdote) e o outro o governante da Judéia (Herodes).

Babilônia: Jerusalém. Aquela que costumava ser a "virgem de Sião" agora é a "grande prostituta", substituída pela esposa do cordeiro.

Assim como os animais de Daniel e a besta de sete cabeças no Apocalipse são reinos, o dragão também tem que representar algum simbolismo relacionado com um governo, para justificar as setes cabeças coroadas.

Proposição: Esta faceta do dragão representa a dinastia dos Herodes que governavam a provincia da Judéia em nome de Roma.

Evidências:

A cor vermelha
Deve-se ao fato de Herodes (O grande) não ser Judeu, ele era Idumeu, ou seja, nascido em Edom - que signifia vermelho.

As setes cabeças
1. Herodes o grande (37aC-4aC) - tentou matar Jesus quando criança Mat 2:13.16, Rev 12:4
2. Herodes Arquelaus (4aC-6dC) Mateus 2:22
3. Herodes Filipe (4aC-34dC) Lucas 3:1
4. Herodes Antipas (4aC-39dC) Mt 14:1-11; Mc 6:14-29; 8:15; Lc 3:1,19; 13:31; 23:6-12
5. Herodes Agrippa I (37dC-44dC) Atos 12
6. Herodes Calcis (44dC - 48dC) Irmão de Agrippa I, Administrou o Templo e escolheu o sumo sacerdote
7. Herodes Agrippa II (48dC-70dC) Atos 25.13 até 26.32

Os 10 chifres:
Assim como na besta, representam as províncias de Roma. O número dez é representativo de todas as provincias. Não pode ser um número fixo pois o número de provincias variava constantemente.

Rev 12:12
Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta. Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão;

A mulher que era Israel, onde Jesus nasceu, é substituida pela igreja. Os Judeus então, perseguiram os cristãos:

"Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar, fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João. Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro." (Atos 12:1-3).

O pouco tempo que o dragão tinha era o tempo que iria até cristo voltar para julgá-los.

Rev 12:16
Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca.

O "deserto" representa os povos gentios, que receberam a palavra de bom grado, ajudando os apóstolos que eram perseguidos pelos Judeus, os quais se utilizavam das autoridades romanas.

Rev 13:2
A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade.

O dragão dava seu poder e sua autoridade para a besta (império romano) da mesma forma que faziam os chifres da besta:

Rev 17:12-13 (Obs: O tempo verbal do segundo "recebem", e "oferecem" é presente do indicativo, não sei o porque de traduzirem pra o futuro)

Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora. Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem.

Havia as províncias Imperiais, controladas pelo imperador, e as províncias senatoriais, controladas pelo senado. Augustus determinou que deveriam haver pelo menos 10 províncias para o senado, sendo que seus governantes governavam por pouco tempo.

Rev 13:11
E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.

A besta de 7 cabeças sobe do mar, ou seja das "muitas águas", sendo que é dito que estas são "muitos povos" - assim era o Império Romano. Esta besta carneiro sobe da "terra", a terra geralmente é a própria terra de Israel. Esta besta representa aqueles que dominavam naquela terra, a saber - Herodes e o Sumo-Sacerdote, que são os dois chifres. Pelo fato de um dos chifres ser o regente da dinastia Herodiana, é dito que esta besta "fala como o dragão".

Tendo explicado a cor, as cabeças, os chifres e o papel do dragão, resta mostrar o porquê do dragão, ou melhor, da grande serpente (Rev 12:14).

A figura da "grande serpente" não é necessariamente representação de um "anjo caído", observe:

Fala, e dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis-me contra ti, ó Faraó, rei do Egito, grande dragão. Ez 29:3

Para a terra de aflição e de angústia (de onde vêm a leoa e o leão, a víbora, e a serpente ardente, voadora) Is 30:6

Entretanto, é feita uma referência à "antiga serpente", a serpente do Gênesis. Este é o motivo:

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar". Gen 3:15

O objetivo é mostrar a luta dos descendentes da mulher (igreja) com o povo Judeu (que ainda queria guardar a lei) simbolizados no governo do dragão

Mesmo Jesus utiliza-se do conceito da semente da serpente (seus descendentes):

"Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação da Geena?" Mt 23:33

Ainda no mesmo capítulo, uma referência a semente da mulher:
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. Rev 12:17

Ou seja, semente da mulher são os que guardam os mandamentos de Cristo, a semente da serperte agora são os que guardam a lei.

A referência à "antiga serpente" não é pra dizer que o dragão era aquela cobra, mas pra dizer que o dragão engana o mundo assim como a cobra enganou Eva.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente... que engana todo o mundo Rev 12:9
E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra Rev 20:8


A guerra no céu:

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos Rev 12:7

Anjo significa mensageiro. Ora, então anjo não é uma entidade, mas uma FUNÇÃO!

Exemplo onde "anjos" são espíritos servos de Deus: Sal 103:20-21, Rev 5:11...
Exemplo onde "anjo" é uma teofania: Is 63 8:9, Ecl 5:6...
Exemplo onde "anjos" são homens: Mt 11:10, Ti 2:25, 1 Rs 20:1-3....
Exemplo onde "anjo" é um profeta: Ageu 1:13, Mt 11:10
Exemplo onde "anjo" é uma personificação: Prov 16:14
Exempo onde "anjo" é um mal: Prov 17:11

Logo, os anjos do dragão não são necessariamente entidades de Deus que se rebelaram. Se o dragão é o governo da Judéia em nome de Roma, seus mensageiros estão no povo Judeu.

Proposição: A batalha no céu não é literal

Evidências
1. O dragão de 7 cabeças e 10 chifres não é literal, é simbólico.
2. O céu do versículo 7 é literal? Vamos supor que sim
3. O céu do versículo 1 é literal? Provavelmente é simbólico, pois o são o sol, a lua, as estrelas e a mulher
4. O céu do versículo 3 é o mesmo céu do versículo 1? Nada indica uma mudança de céu.
5. Ora, o céu em que aparece o dragão é o mesmo onde ocorre a batalha, contrariando a suposição em [2] que o céu é literal.
6. Portanto a guerra é simbólica, pois não pode haver uma guerra literal onde o local e uma das partes são simbólicos.


Comprovação bíblica:

João 12:31-33
Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.

Rev 12:9
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo.

Marcos 16:19, Mat 28:18
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Rev 12:10
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

(Detalhe: Se o Diabo foi expulso do céu na cruz de Cristo, então é uma contradição dizer que houve um "Lúcifer" expulso do céu no oráculo para o rei da Babilônia em Is 14, supostamente pelo seu crime no Eden no oráculo para o rei de Tiro em Ez 28)

Mas quem é o "príncipe deste mundo"? Este é o pecado.

Evidências:

"se manifestou para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo". (Heb 9:26)

"sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado" (Rom 6:6).

O pecado, que vinha da transgressão da lei do dragão, é que era o "acusador de nossos irmãos, que os acusava de dia e de noite" Rev 12:10.

Por que? Porque ninguém conseguia cumprir toda a lei!

"Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." Gl 3:10

"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça". Rom 6:14

Como o pecado pode ser um príncipe?
É devido ao recurso estilístico da personificação, alguns exemplos:

"A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz". Prov 1:20
"Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta". Prov 7:4

Assim como a Sabedoria pode clamar pelas ruas ou mesmo ser sua irmã, também o pecado pode ser um príncipe. O pecado é ainda personificado como um mestre que paga salário (Rom 6:23), um senhor de escravos (Rom 6:17), um habitante dentro do homem (Rom 7:17), e até mesmo como um rei! (Rom 5:21).


E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; (Rev 12:9)

Diabo significa mentiroso e Satanás significa adversário.

Diabo: Porque "engana todo o mundo".
Satanás: Porque "perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem."


"O Diabo existe? Sim! Com certeza, ele existe! Ele está dentro de mim, dentro de você e dentro de cada um de nós"

Nenhum comentário:

Postar um comentário