domingo, 12 de julho de 2009

O ARREBATAMENTO

Há, porém, opiniões divergentes quanto a como e quando ocorrerá o arrebatamento.

Alguns crêem que será um arrebatamento secreto, com o simples desaparecimento dos que forem levados.

Outros crêem que hoje em dia Cristo aparecerá visivelmente e erguerá os “santos” em corpos visíveis à vista do mundo.

Alguns hoje em dia crêem que o arrebatamento ocorrerá após os sinais e a “grande tribulação” mencionada na Bíblia em Mateus, capítulo 24. Porém poucos sabem ou fazem questão de não saber se tudo isso já aconteceu ou não.

Sabemos pela própria Biblia que tudo ja aconteceu, inclusive sua Segunda Volta assim como tudo que esta em apocalipse.

Difícil de diluir esta idéia não?

Mas com certeza a pessoa que não tenha preguiça ou comodidade de ler a Biblia encontrará esta mesma afirmação acima de que REALMENTE tudo JA ACONTECEU, inclusive toda pregação do evangelho e a grande tribulação.

Contudo isso nos leva a perguntar.
"Porque não há nada registrado de que alguém viu o arrebatamento nequele tempo?"

Muito bem, a idéia mais popular, contudo, é a de que haveria duas vindas de Cristo distintas (ou dois estágios de sua vinda): Primeiro, ao ar, para coletar a si crentes antes do início duma tribulação de sete anos; e segundo, à terra, para estabelecer seu reino e começar seu reinado milenar no fim daquela tribulação.

Ensina a Bíblia que todos os cristãos verdadeiros serião arrebatados ao céu? Serião levados deixando atrás o restante da humanidade para enfrentar calamidades?

Essa crença se baseava em 1 Tessalonicenses 4:16, 17, onde se encontra a palavra “arrebatados”.

Lemos:

“O próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro. Depois nós, os viventes, que sobrevivermos, seremos juntamente com eles arrebatados em nuvens, para encontrar o Senhor no ar; e assim estaremos sempre com o Senhor.”


Lembramos que Paulo fazia parte deste grupo de Cristãos no qual ele mesmo tinha a mesma esperança quando disse "nós".
É claro que assim como os outros cristãos Paulo também sabia que o tempo estava PROXIMO.

Os que acreditam no arrebatamento dão a seguinte interpretação literal a essa passagem:

Cristo virá de novo à terra. Os “santos” mortos serão ressuscitados e os “santos” vivos serão levados, ou arrebatados. Tendo recebido novos corpos imortais, erguer-se-ão e se juntarão a Cristo no ar, e ele os levará ao céu.

Contudo essa crença, está ligada à segunda volta de Jesus Cristo. Mas, qual mostra a Bíblia esta segunda volta já ter ocorrido a mais de 2000 anos atraz. Então qual deveria ser o propósito da volta de Cristo?

A própria Bíblia não indica que haveria um retorno literal, corporal, de Cristo à terra na qual muitos que ainda se apoiam em livros, marketing que só enchem bolso de pessoas que muitas vezes sabem o que estão fazendo mas preferem o dinheiro.

Em vez disso a propria Biblia mostra que Ele retornaria no sentido de VOLTAR A SUA ATENÇAO A TERRA, as pessoas para realizar PROPOSITOS definidos concernentes à humanidade.

A descida de Cristo, conforme mencionada em 1 Tessalonicenses 4:16, é no mesmo sentido em que as Escrituras falam de Deus descer à terra.

Por exemplo, a Bíblia diz sobre Deus:
“Ele passou a curvar os céus para baixo e a descer; e havia densas trevas debaixo dos seus pés.”

(2 Samuel 22:10) “Eis que Jeová está saindo do seu lugar, e ele certamente descerá e pisará os altos da terra.” (Miquéias 1:3) Que significam essas palavras em si?

Não que Deus deixará seu lugar no céu, mas que voltará sua ATENÇAO a assuntos na terra, assim fica mais faacil de entender o drama de apocalipse.

Do mesma maneira que, quando Cristo voltaria sua ATENÇAO à terra Ele ressuscitaria os que DORMIAM na morte e que se juntariam a Ele no GOVERNO CELESTIAL. (1 Tessalonicenses 4:14, 15; Revelação [Apocalipse] 20:6)

Eles, como Jesus, seriam levantados invisivelmente para se juntarem a ele no domínio espiritual. Assim, “os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro”.
Não é de se espantar que os grandes efeitos especiais, sonoros não tenham realmente acontecido como descrito nestas passagens. Realmente elas aconteceram aonde todos os viram até mesmo os que o transpassaram. Mas daí, os cristãos ungidos ainda vivos na terra seriam, ao completar sua carreira terrestre, “arrebatados em nuvens [ressuscitados quais invisíveis filhos espirituais de Deus], para encontrar o [invisível] Senhor no ar”. Assim, “depois”, conforme mencionado em 1 Tessalonicenses 4:17, significa que esses fiéis que então morreriam teriam também uma ressurreição em espírito. — 1 Coríntios 15:51-53.

Muito mais, porém, foi realizado no no retorno de Cristo. Instalado Rei no reino celestial de Deus, ele primeiro expulsou Satanás do céu e o confina às vizinhanças da terra. A partir desse trono celestial Jesus voltou sua atenção à terra para inspeção e julgamento. As nações foram ‘ajuntadas diante dEle’, e as pessoas foram separadas como “ovelhas” são dos “cabritos”. — Mateus 25:31-33; Apocalipse 12:7-12.

Essa separação feita por Jesus se baseava na atitude que os indivíduos tinham para com os “irmãos” de Cristo, os cristãos ungidos, os ‘viventes, que sobreviveram’ na época de seu retorno. Os “irmãos” de Jesus receberam a tarefa de pregar as “boas novas do reino” e de ‘fazer discípulos de pessoas de todas as nações’. (Colossenses, Mateus 25:34-45; 24:14; 28:19, 20)

Os separados quais “ovelhas”, na ilustração das ‘ovelhas e dos cabritos’, de Jesus, juntaram-se aos “irmãos” de Cristo na proclamação do reino de Deus. Mas não alimentaram qualquer esperança de alguma espécie de arrebatamento, ou de uma ressurreição celestial para ‘estar com o Senhor’.

Em vez disso, tinham a esperança de atravessar a “grande tribulação” daquela EPOCA e de viver para sempre em condições paradísicas na terra.
Em conexão com esse domínio terrestre do reino, o Rei Jesus Cristo lhes estendeu o convite: “Vinde, vós os que tendes sido abençoados por meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a fundação do mundo.” — Mateus 25:34, 46; Revelação 7:9, 10, 14.

Vou falar um pouco da "A Grande Tribulação"

Um período de sofrimento e horror. Muitos pregadores hoje dizem que os fiéis serão arrebatados e as outras pessoas terão que passar por terrível sofrimento durante um período de sete anos conhecido como "A Grande Tribulação".

Você já encontrou tudo isso na Bíblia? As palavras "arrebatados" e "grande tribulação" se encontram lá, mas não da maneira que muitas pessoas pregam hoje. Vamos considerar o ensinamento bíblico sobre a grande tribulação.

A palavra "tribulação" aparece 43 vezes na Bíblia (ARA2) e tem o sentido de sofrimento, opressão e perseguição. É usada em muitos contextos diferentes para descrever diversos tipos de agonia. A frase "grande tribulação" se encontra apenas quatro vezes nas Escrituras (ARA2). Ao invés de elaborar uma doutrina bem definida de um período que segue o "arrebatamento" e traz angustia sobre os que ficam na terra, a Bíblia usa a expressão "grande tribulação" para descrever coisas diferentes. Considere as passagens:

Mateus 24:21 fala sobre o sofrimento que aconteceu na destruição de Jerusalém em 70 d.C. A profecia foi cumprida naquela geração (Mateus 24:34).

Atos 7:11 usa essas palavras quando cita a grande fome da época de Jacó. Os detalhes históricos se encontram em Gênesis, capítulos 41 a 46.

A grande tribulação de Apocalipse 2:2 é o castigo que Deus prometeu aos cristãos em Tiatira que toleravam a imoralidade de Jezabel.

Apocalipse 7:14 faz parte de uma visão consoladora que foi revelada a João para confortar os cristãos perseguidos. A mensagem dessa visão, e do livro no qual ela se encontra, foi escrita para assegurar os perseguidos no primeiro século que receberiam a recompensa depois do sofrimento.

Sofrimento e perseguição podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora, mas nenhuma destas passagens fala de um período futuro de grande tribulação. A doutrina popular que haverá sete anos de Grande Tribulação vem da imaginação de homens hábeis em tirar versículos do seu contexto para defender suas idéias. A Bíblia não ensina tal doutrina.

Ao invés de nos preocupar com predições do arrebatamento e da Grande Tribulação, devemos nos preparar para quando em ultimo respirar nossa vida acabar e encontrar Jesus nas Nuveus.


Por mais que tentamos trazer este arrebatamento para o dia de hoje ou futuro, estamos negando categoricamente o que a própria Biblia nos diz.

Pessoas realmente fieis a Cristo morrem todos os dias, e com certeza estão entrando neste Reino de Deus, no qual é Celestial, não vemos e não veremos até entrarmos nele.

Que Deus abençoe a todos.

Um comentário: