domingo, 5 de julho de 2009

JESUS JÁ REINA, O REINO DE DEUS JA EXISTE - Porque teimamos em não tomar posse?

Na Bíblia existem muitas profecias, mas sem dúvida a mais conhecida e celebrada é a que fala do Juízo Final e DO REINO DE DEUS o "reino dos céus" e a "vida eterna" como recompensa.

Aqui cabe uma pergunta constrangedora:
SEGUNDO A BÍBLIA, ISSO JÁ NÃO ERA PARA TER ACONTECIDO CONSUMADO?

Como vai ser demonstrado, segundo a Bíblia, Jesus realmente quis dar a entender que O SEU RETORNO ERA IMINENTE INDEPENDENTE SE ER APR AJUDEUS OU GENTIO E ACONTECERIA AINDA NO TEMPO DE VIDA DE ALGUNS DOS SEUS DISCÍPULOS (contemporaneo).

1. Jesus estabelece o prazo para sua volta:

Nos evangelhos sinóticos (Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21), Jesus faz uma extensiva e detalhada descrição sobre o fim do mundo e sobre a sua segunda vinda. E conclui dizendo:

Mateus 24:34"Em verdade vos digo que NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO sem que TODAS essas coisas se cumpram." (Também em Marcos 13:30 e Lucas 21:32)

Jesus teria dito isto por volta do ano 33 E.C., no século I. Conseqüentemente, A PROFECIA DEVERIA TER-SE CUMPRIDO ATÉ MEADOS DO SÉCULO II E.C., quando morreu a última pessoa de sua geração.

Algumas pessoas tentam defender essa profecia dizendo que ela apenas se refere à destruição de Jerusalém ocorrida no ano 70 E.C. Porém, a palavra "todas" torna esse argumento pouco convincente: O segundo advento, mencionado como seqüência — e CLÍMAX das tribulações — TAMBÉM deve fazer parte do cumprimento da profecia.

Outra tentativa de defesa é dar à palavra "geração" uma interpretação atemporal, fazendo-a referir-se ao POVO JUDEU ou à CRISTANDADE, por exemplo:

Porém, vejamos o que diz a NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil no ano 2000. A NTLH busca difundir o conhecimento do texto bíblico facilitando a legibilidade ao evitar o uso de "palavras difíceis". Neste versículo em particular, ela evita o uso da palavra "geração", exprimindo seu significado no contexto original por outras palavras:

Mateus 24:34 — "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer ANTES DE MORREREM TODOS OS QUE AGORA ESTÃO VIVOS."

Isto mostra que a palavra "geração" na passagem tem seu sentido usual, que naturalmente ocorre ao leitor em uma primeira leitura do texto: o conjunto das pessoas cujos tempos de vida de sobrepõem em uma determinada época, confirmando o prazo de meados do século II para a volta de Jesus.

Alguns julgam enxergar uma escapatória deste prazo na continuação do capítulo: Mateus 24:36 — "Mas DAQUELE DIA E HORA NINGUÉM SABE, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai." (Também Marcos 13:32)
Mateus 24:42
— "Vigiai, pois, porque NÃO SABEIS A QUE HORA há de vir o vosso Senhor." (Também em Marcos 13:33)

Só que isto NÃO NEGA O PRAZO estipulado acima. Apenas ACRESCENTA que — DENTRO DESSE PRAZO — o MOMENTO EXATO da vinda permaneceria um mistério. Jesus poderia voltar A QUALQUER INSTANTE e portanto os seguidores de Jesus deveriam permanecer vigilantes, e não deixar para se prepararem só perto do fim do prazo, quando estivessem velhinhos.

E ainda que alguma dessas manobras chegasse perto de convencer, O PRAZO É CONFIRMADO por outras palavras atribuídas a Jesus em outra passagem replicada nos três evangelhos sinóticos:
Mateus 16:27–28 — "Porque o Filho do homem há de VIR NA GLÓRIA de seu Pai, com os seus anjos; E ENTÃO RETRIBUIRÁ a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo, alguns DOS QUE AQUI ESTÃO NÃO PROVARÃO A MORTE ATÉ QUE VEJAM VIR O FILHO DO HOMEM no seu REINO." (Também em Marcos 8:38–9:1 e Lucas 9:26–27)

Outra passagem atribuída a Jesus se refere ao prazo para seu segundo advento:
Mateus 10:23 — "Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que NÃO ACABAREIS DE PERCORRER AS CIDADES DE ISRAEL SEM QUE VENHA O FILHO DO HOMEM."

Embora esta passagem não cite o prazo de uma geração, é perfeitamente condizente com ela. UMA GERAÇÃO seria tempo suficiente para que a "boa nova" de Jesus fosse anunciada em MENOS DA TOTALIDADE das cidades de Israel. É até inconcebível que TODAS as cidades de Israel já não tenham ATÉ HOJE sido visitadas por cristãos pregando o evangelho!

2. Primeiros cristãos acreditavam que presenciariam o segundo advento:

João 21:22–23 — "Se eu quiser QUE ELE FIQUE ATÉ QUE EU VENHA, que tens tu com isso? Segue-me tu." Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer.

Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: "SE EU QUISER que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso?"
Paulo diz que a ressurreição dos mortos aconteceria antes que todos "dormissem" (i.e., "morressem"), referindo-se ao prazo estipulado por Jesus:

1 Coríntios 15:51–52 — "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, NEM TODOS DORMIREMOS, MAS TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e OS MORTOS RESSUSCITARÃO incorruptíveis, e nós seremos transformados."

Paulo se inclui entre os que irão testemunhar a vinda de Jesus. Note o seu uso do pronome "nós":
1 Tessalonicenses 4:14–15 — Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. [...]

Paulo pede a Timóteo que observe um mandamento até a volta de Jesus:

1 Timóteo 6:13–14 — Mando-TE [...] que GUARDES este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;

Os romanos que crucificaram Jesus iriam presenciar sua volta:

Apocalipse 1:7 — Eis que vem com as nuvens, e TODO O OLHO O VERÁ, ATÉ OS MESMOS QUE O TRASPASSARAM; [...]

3. Primeiros cristãos acreditavam já viver os "últimos tempos":

Paulo de novo usa o pronome "nós":

1 Coríntios 10:11 — Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso NOSSO, PARA QUEM JÁ SÃO CHEGADOS OS FINS DOS SÉCULOS.
Hebreus 1:1 — Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos NESTES ÚLTIMOS DIAS pelo Filho,
Hebreus 9:26 — [...] MAS AGORA NA CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
Hebreus 10:25 — Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto VEDES QUE SE VAI APROXIMANDO AQUELE DIA.

Bem, eles acreditavam "ver" os "sinais" dos últimos tempos acontecendo à sua volta, JÁ EM SUA ÉPOCA: Profecias, visões e sonhos inspirados pelo Espírito Santo:

Atos 02:15–17 — Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E NOS ÚLTIMOS DIAS acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos.
1 Pedro 1:20 — O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado NESTES ÚLTIMOS TEMPOS por amor de vós;

Gente zombando dos cristãos pela demora em Jesus voltar foi transformado em "sinal" da que se viviam os últimos dias:

2 Pedro 3:3–4 — [...] NOS ÚLTIMOS DIAS virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: "Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação."
2 Pedro 3:8 — Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que UM DIA para o Senhor É COMO MIL ANOS, E MIL ANOS COMO UM DIA.

Jesus não estabeleceu o prazo para sua volta em termos de "dias" ou "anos". O prazo é o TEMPO DE VIDA de sua geração ou, mais precisamente, de seus seguidores. Provavelmente alguns cristãos acabaram expressando esse prazo em termos de anos, e o texto tratou de desabonar essas especulações. Mas o prazo realmente dado por Jesus não foi solucionado aqui.
Também a presença de "muitos anticristos" lhes convencia de estarem nos últimos tempos — ou melhor, na ÚLTIMA HORA!

1 João 2:18 — Filhinhos, É A ÚLTIMA HORA. Como ouviste dizer, o Anticristo está para chegar, mas JÁ AGORA há muitos Anticristos, donde SABEMOS que É A ÚLTIMA HORA.

(Se um dia para o Senhor é como mil anos, uma hora seria o quê, 1000 ÷ 24 = aproximadamente 42 anos?)

4. Declarações genéricas sobre a iminência do segundo advento:

João 5:25 — "Vem a hora, E AGORA É, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus."
Romanos 16:20 — E o Deus de paz esmagará EM BREVE Satanás debaixo dos vossos pés.

Paulo até mesmo sugeriu que não se fizessem planos para o futuro:

1 Coríntios 7:29–31 — Isto, porém, vos digo, irmãos, que O TEMPO SE ABREVIA; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa.
Hebreus 10:37 — Pois ainda em BEM POUCO TEMPO, aquele que há de vir, virá, e NÃO TARDARÁ.
Tiago 5:7–8 — Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA.
1 Pedro 4:7 — Mas já ESTÁ PRÓXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS, por tanto sede sóbrios e vigiai em oração

O Apocalipse, por ser justamente uma profecia simbólica da volta triunfante de Jesus, abunda em avisos sobre sua iminência.

Apocalipse 1:1 — Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer;
Apocalipse 1:3 — Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.
Apocalipse 3:11 — "Venho SEM DEMORA".
Apocalipse 22:12 — "Eis que CEDO venho".
Apocalipse 22:20 — Aquele que testifica essas coisas diz: "Certamente CEDO venho."
Apocalipse 27:7 — "Eis que CEDO venho".

5. Conclusão:

Embora muitos tentem passar a imagem que a segunda vinda de Jesus é um evento ainda válido para a nossa geração e de data praticamente indeterminada, todas essas passagens implicam que a segunda vinda de Jesus era considerada como um evento muito próximo daquela epoca, não em um sentido divino, mas em termos humanos.

Deuteronômio 18:21–22 — "E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele".

Teria Jesus mentido? Ou na verdade ele era apenas um homem com "boas" intenções?

6. Apêndice: Tentativas cristãs de desqualificar o prazo

Normalmente muitos gostam de dizer que "texto sem contexto é pretexto" para heresias. Mas é engraçado como muitos DESCONSIDERAM COMPLETAMENTE O CONTEXTO para evitar a interpretação óbvia das passagens que dão o prazo de uma geração para o segundo advento de Jesus.

6.1. Mateus 24:34
6.1.1 "'Esta geração' refere-se ao POVO judeu."
Este argumento se baseia na possibilidade de "genea" ("geração") poder ser traduzido como "nação":

Note que, apesar de "nação" estar entre as possíveis traduções, a EXPLICAÇÃO do sentido se refere a um conceito claramente TEMPORAL. Não se trataria meramente de uma "nação", mas uma nação em um determinada época.
Mas mesmo que "nação" pudesse ser livremente usada para traduzir genea neste caso, ainda assim "geração" se encaixa melhor no contexto do capítulo. Analisemos o texto:

Em resposta às perguntas dos discípulos (versículos 1-3), depois de falar O QUE iria acontecer (vss. 4-31), Jesus passa a abordar a questão de QUANDO isso iria acontecer.
Jesus usa uma metáfora para dizer que através de sinais se pode perceber a proximidade de algo. (vs. 32)
Então, passando da metáfora para caso concreto, diz que quando as coisas descritas nos vss. anteriores (4-31) acontecessem, isso seria sinal de que sua volta estaria iminente, ele estaria "PRÓXIMO, ÀS PORTAS". (vs. 33)
Neste ponto o CONTEXTO está focado na PROXIMIDADE da volta de Jesus. Então vem o vs. fatídico:

v34 "EM VERDADE VOS DIGO..."

Essa expressão comumente é usada para arrematar um assunto, declarando com mais clareza ou força expressiva algo que vinha sendo apenas sugerido, ou revelando uma informação de relevo dentro do assunto tratado.
Neste ponto, em que se acabou de falar da PROXIMIDADE da volta de Jesus, o que parece ser mais relevante? O que arremata melhor o assunto, justificando o uso da expressão "em verdade vos digo"?

"Na verdade, ESTA GERAÇÃO (de meados do século I) não passará sem que todas essas coisas aconteçam." ou"Na verdade, ESTA NAÇÃO (o povo judeu) não 'passará' sem que todas essas coisas essas coisas aconteçam."

Ora, está claro que a opção (1) tem tudo a ver o assunto tratado, dando maior precisão à proximidade da volta de Jesus, e a proximidade é tamanha, tão dramática ("ESTA GERAÇÃO vai presenciar tudo isso!") que justifica o "em verdade vos digo"!

Já a opção (2) não se encaixa bem. Ela não dá nenhuma informação mais profunda, mais relevante, sobre a proximidade da vinda, desviando o assunto e tirando o sentido do uso da expressão "em verdade vos digo". Nada até o momento sugeria a possibilidade de que o povo judeu pudesse desaparecer. Essa informação parece deslocada e não recebe maiores explicações.

Ou seja, O CONTEXTO FAVORECE A INTERPRETAÇÃO DE "GERAÇÃO" EM SUA ACEPÇÃO USUAL: um conjunto de pessoas cujos tempos de vida coincidem.
Sem falar que o verbo "passar" também combina mais naturalmente com essa acepção do que com uma acepção de "nação". O TEMPO passa, e "geração" é um conceito vinculado ao tempo. Para falar de uma nação, seria mais natural dizer que ela "desaparece", "morre" ou algo assim.

Como se tudo isto não bastasse, temos o apoio da NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE, publicada em 2000 pela Sociedade Bíblica do Brasil, que deixa claro o sentido de "genea".

Mateus 24:34 — "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer ANTES DE MORREREM TODOS OS QUE AGORA ESTÃO VIVOS."

6.1.2. "Jesus só voltará depois que o evangelho for pregado em todo o mundo"

Mas TAMBÉM essa pregação (Mateus 24:9-15) deveria ter acontecido dentro da geração dos séculos I/II E.C. A expressão "TODAS ESTAS COISAS" (Mateus 24:33-34) se refere a TUDO o que foi dito em Mateus 24:4-31, e isso obviamente inclui a pregação.
segundo Paulo aconteceu, sim:

Colossenses 1:5-6 — "[...a] palavra da verdade do evangelho, que já chegou a vós, como TAMBÉM ESTÁ EM TODO O MUNDO; [...]"
Colossenses 1:23 — "[...o] evangelho que tendes ouvido, O QUAL FOI PREGADO A TODA CRIATURA QUE HÁ DEBAIXO DO CÉU, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro."

Segundo Paulo, a pregação em "todo o mundo" já aconteceu. Se nos basearmos nele, a pregação não constitui algo que esteja atrasando a volta de Jesus.

6.2. Mateus 16:27–28
6.2.1. "Cumpriu-se na Transfiguração ???"

Exemplo de argumento: "Os três evangelistas registram que a transfiguracão ocorreu com uma semanadepois desta afirmação, implicando assim o cumprimento da predição. A Transfiguração foi uma miniatura do reino de glória."

Mateus 16:27–28 — Porque o Filho do homem há de VIR na GLÓRIA de seu Pai, com os seus ANJOS; E ENTÃO RETRIBUIRÁ a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não provarão a morte até que VEJAM VIR o Filho do homem no seu REINO. (Também em Marcos 8:38–9:1 e Lucas 9:26–27.)

A transfiguração não se qualifica como cumprimento disto porque:

Não é uma VINDA (Jesus JÁ ESTÁ lá).
Não envolve ANJOS.
Não é acompanhada de RETRIBUIÇÃO SEGUNDO AS OBRAS.
Não envolve REINO.

Com a menção à retribuição, percebe-se que Jesus estava se referindo à sua vinda gloriosa entre as nuvens do céu, que seria avistada por todos (Mt 24:30), depois da qual julgaria os homens (JUÍZO FINAL), o que fica claro quando se lê a passagem no CONTEXTO:

Nos versículos anteriores Jesus vinha falando de SALVAÇÃO ou PERDIÇÃO da alma (vide Mt 16:24–26; Mc 8:34–37; Lc 9:23–26), coisas que TAMBÉM serão decididas no Juízo Final.

Além disso, fica sem sentido Jesus sugerir um risco de morte ("alguns dos que aqui estão NÃO PROVARÃO A MORTE até que vejam...") que poderia impedir as pessoas de verem algo que aconteceria dali a míseros SEIS DIAS. E os evangelhos não mencionam que Jesus e seus seguidores tenham sofrido alguma espécie de ataque nesse tempo.

Resumindo:

A TRANSFIGURAÇÃO não se qualifica como cumprimento do que é dito. O contexto reforça que Jesus se refere ao JUÍZO FINAL.

6.2.2. "Cumpriu-se no Pentecostes???"
6.2.3. "Cumpriu-se quando João viu Jesus em seu reino durante a Revelação (Apocalipse) ???"

Aproveita-se o verbo "ver" em Mt 16:28 para transformar eles "visões" da vinda de Jesus como cumprimento disso. Mas, no CONTEXTO de Mt 16, é a própria VINDA que faz sentido, não uma VISÃO da vinda. Jesus antes vinha falando de "ganhar" e "perder" a vida por ter seguido suas palavras, uma óbvia referência ao juízo final, que aconteceria após a vinda de Jesus.
Tendo ele falado disso, o vs 28 começa com as palavras "em verdade vos digo..."

Essa expressão costuma introduzir alguma coisa muito relevante em relação ao que vinha sendo dito antes.
Que relevância tem dizer que alguns ali teriam uma VISÃO da vinda dele? Uma mera VISÃO para ALGUNS DALI não tem nenhum efeito prático! Tira todo o sentido da expressão "em verdade vos digo"!
Mas tem MUITA relevância dizer que ALGUNS dali iriam ver a VINDA REAL de Jesus. Isso dá um enorme sentido de URGÊNCIA à necessidade de seguir a Jesus, pois o tempo é espantosamente CURTO. Isto justifica a expressão "em verdade vos digo".

6.3. Mateus 10:23
6.3.1. "Cumpriu-se na Ressureição???"

Esta explicação cai muito mal, quando a Bíblia diz que Jesus ressuscitou no TERCEIRO DIA (contando com sua morte: morreu na sexta-feira, ressuscitou no domingo DE MANHÃ), tempo que mal daria para visitar umas poucas cidades MUITO próximas (como Emaús, Lc 24), voltando rapidamente, pois na tarde daquele mesmo dia eles já estavam TODOS reunidos EM JERUSALÉM, escondidos dos judeus (Jo 20:19)! É totalmente SEM SENTIDO dizer que eles não chegariam a visitar TODAS as cidades de Israel, fugindo DE UMA PARA OUTRA, quando eles não teriam tempo de visitar praticamente NENHUMA! E também foi só aí que Jesus efetivamente os enviou a pregar o evangelho, começando por Jerusalém (Lc 24:47-49).

Nenhum deles foi "entregue aos sinédrios" ou "açoitado nas sinagogas" ou "levado à presença de governadores" nesse curtíssimo espaço de tempo. As orientações de Mt 10 só fazem sentido num espaço de tempo maior, no qual Mt 10:23 obviamente se refere ao SEGUNDO ADVENTO.

Então não é de nenhum afeto meu deturpar a que devemos ter em nosso Deus, mas é de interira responsabilidade e sem interesse algum de afirmar que Jesus sempre nos mostrou o caminho para a Salvação através de uma Fé Genuína e de Conciência Pura.
Infelizmente hoje em dia vemos líderes, religiosos se erguende com grande soberba e arrogância se disendo donos da verdade por possuirem diplomas e dizendo doutores da sabadoria, mas a questão é, que sabedoria é essa que pregam? que sabedoria é esta que ainda levam as pessoas procederem como procediam no Velho Testamento, no qual Jesus Interinamente Cumpriu e Aboliu, ou seja Subistituiu por um novo mandamento e por uma Graça irrefutável na qual nós não mereciamos?

O que digo e AFIRMO, é que tudo isso esta no Novo Testamento, um novo pacto, um pacto misericordioso no qual nos traz a salvação e a libertação na qual Jesus nos libertou de todo o Aio(Lei) que pra nada serviu. Agora os lideres de todo quanto é nome de denominações desde o mais pobres aos mais ricos que interagem em meio a sociedade e cultura pop em nosso meio, vem nos embutir, trazer novamente toda esta Lei cumprida e abolida por Jesus?
Os Judeus viverem por muitos e muitos anos no julgo deste Aio estas Leis, devemos nós agora sermos Judeus? devemos logo então circuncindarmos, dizimar? guardar o sábado? Levar nossos animais ao sacrifício?

CADE JESUS NISSO TUDO? seu sacrificio na cruz não foi suficiente? a sua graça ja não nos basta mais?

O que mais devemos fazer para invalidar toda a obra de Jesus?

Lembre-se que como foi nos dias de Noé, assim também seria a VINDA do FILHO DO HOMEM. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao DILÚVIO, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na ARCA. E não o PERCEBERAM, até que veio o DILÚVIO, e os levou a todos – assim será também a VINDA DO FILHO DO HOMEM. Mateus 24:37

O que vemos Hoje em dia?

Religiosos de todas as classes e denominações comendo e bebendo, estão casando e dando-se em casamento, e ainda não PERCEBERAM que os ESCOLHIDOS entraram e estão entrando na ARCA DA SALVAÇÃO que é o AMOR E A GRAÇA DE CRISTO. Não PERCEBERAM que os FILHOS DE DEUS já entraram e estão entrandso no REINO DE DEUS, um REINO ESPÍRITUAL governado pelo ESPÍRITO SANTO, onde não há: servos, líderes, pecados, condenação, sofrimentos, dores, preocupações, miséria, demônios, tragédias, clamores, doenças, nem MORTE.

Eles não PERCEBERAM que pra eles de nada valeu JESUS CRISTO ter sofrido, morrido e RESSUSCITADO.

Estamos chegando em uma tamanha cegueira que estamos sofrendo e MORRENDO, e não PERCEBEMOS que CRISTO já ESTABELECEU O REINO DE DEUS a quase 2000 anos atrás e esta em nós, nos trazendo VIDA…E VIDA ETERNA EM TEU REINO.

Iguais aos JUDEUS que até hoje ainda esperam a primeira vinda de CRISTO, religiosos também estão esperando o REINO DE DEUS rezando o PAI NOSSO com o olho colado no ceu esperando ver ALGO aos olhos humanos.

Não sabem que JESUS DE NAZARÉ cumpriu a sua missão humana, e hoje é ESPÍRITO somente ESPÍRITO…DEUS sobre todas as coisas, por mais que não tenhamos relatos historicos, ou testemunhas seculares que presenciaram estes eventos, não tira o merito da verdade e os mistérios de Deus, talvez isso não fosse permitido, e ta ai uma oportunidade de ESPIRITUALMENTE enchergamos esta verdade e sermos LIVRES de todas estas praticas MARKETEIRAS para encher EGOS, COFRES e BOLSOS de homens nas quais não somos servos nem julgados.

O que quero afirmar é que ASSIM COMO A VINDA DO REINO DE DEUS NÃO FOI VISIVEL AOS OLHOS CARNAIS, O REINO DE DEUS NAO FOI VISIVEL DISSE JESUS CRISTO HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS ATRÁS O REINO DE DEUS não vem com APARÊNCIA EXTERIOR.

Nem dirão: Ei-lo aqui, ou Ei-lo ali porque o REINO DE DEUS está entre vós. Lucas 17:20,21.

Queridos, se não podemos ver o REINO de DEUS com os nossos olhos carnais, também não podemos ver a JESUS CRISTO enquanto estivermos habitando no nosso corpo carnal.

Por isso precisamos viver pela FÉ E SO PODEMOS ADORAR EM ESPIRITO E EM VERDADE ( Romanos 1:17 ), e é a prova das coisas que se não vêem, mas a prova daquilo que se espera ( Hebreus 11:1 ). Se você está esperando ver um arrebatamento, um soar de trombeta, sinto muito em lhe dizer que tudo isso é espiritual, somente os que estão em espirito e em verdade podem ver, foi assim com os discipulos e apostolos e seus contemporaneos, ate mesmo os que os transpassaram por testemunha de tão grande é teu poder.

Nós não vemos o ESPÍRITO SANTO mas sabemos que ELE está em nós, não vemos o teu REINO, mas estamos nele se assim acreditar e isso nos basta. AMÉM !

Amém.

3 comentários:

  1. Fala Wash...!! Muito interessante o blog...!! Texto muito bem feito e estudado..!! Gostei bastante..!! Falaremos um pouco sobre isso depois..! valeu ..! Grande abraço...!!
    Alex.

    ResponderExcluir
  2. Washington,

    Estou de acordo com a sua pregação, acredito também que Jesus Crsto já veio, e veio na geraçao do I século (Mt 24:34).

    Vivemos o tempo da volta de Cristo, o reino de Deus está de fato entre nós.

    A sua exposição é convicente.

    Deus Pai que já nos abençoou, continui te abençoando.

    ResponderExcluir