sábado, 28 de novembro de 2009

qual a diferença entre salmos, hinos e cânticos espirituais?

Fala ai Lucas, Blz.

Seguinte, antes de maisnada vou falar um pouco da cronologia pa que vc possa entender melhor o louvor, musicas dotempo de Jesus e o inicio das igrejas ser humano e congregações das igrejas. ok.

Primeira coisa importante á saber é o tempo das coisas.
Na primeira fase de Deus e os homens, Ele os chamava de Judeus, sendo assim todos os ensinamentos que so interessava e interessa aos judeus é a Torah ou Valho testamento.
Na segunda fase, mas sendo um cumprimento da primeira, temos os 4 evangelhosque narra a geneologia, vida, ensinamentos, milagres e cumprimento detoda obra da lei para que na terceira fase os convertidos judeus e gentios não tivesem que fazer.
Nesta terceira fase, o homem passa a ter a primazia da qual nós temos hoje, LIBERDADE EM CRISTO, o nascimento da igreja indivíduo e sua comunhão congregacional em espirito e em verdade.
Já na quarta fase pós o cumprimento das profecias de que os apostolos receberam incluindo o apocalipse, Nós hoje somos livres de qualquer rudimentofilosofico oucultural pra sechegar a Deus, ainda mais porque nada parte de nós mesmo, lembramoso que Deus disse que á FÈ, não é pra todos mas só para os que Ele escolher que o louve. Hoje somos chamados, oumelhor escolhidos quando entenemos e conhecemos a verdade "E CONHECEREIS A VERDADE, e a VERDADE vos LIBERTARÁ. João 8:32.

Bom vc poderia fazer a pergunta, "mas que verdade é esta que nos liberta, e que liberdade é esta, eu ja me sinto livre!?"
Pois bem, ser livre não é só no sentido, livre do; diabo, demonio, satanas e maligo, mas sim livre de qualquer obra feita pela carne para ser salvo ou adorar a Deus.
Dando uma passagem rápida pelo novo testamento, vemos uma quantidades de pessoas sendo chamadas e aceitando o espirito santo de Deus sobre eles os tornando Igrejas vivas, se tornando a noiva de cristo. Logo então Jesus vinga e recompensa todos os que morreram a favor de seu nome nos acontecimentos apocalipticos. Apartirdai a igreja de cristo (o ser humano)lembrando mais uma vez o que jesus disse em MARCOS 14:58 que diz DIZ:

Nós ouvimos-lhe ( JESUS CRISTO ) dizer: EU DERRIBAREI este TEMPLO, construído por mãos de homens, e em três dias EDIFICAREI outro, não feito por mãos de homens. Marcos 14:58.

Obs. – Quando JESUS CRISTO morreu ELE destruiu um lugar determinado pra adorarmos a DEUS, e quando ELE RESSUSCITOU ELE EDIFICOU o nosso espírito e o nosso corpo como o VERDADEIRO TEMPLO DE DEUS e não uma congregação ou nos dias e hoje conhecemos como denominações ( I Cor. 6:19,II Cor. 6:16 e I Cor. 3:16 ). Digo isso não pelo que setornaram hoje mas pela troca de valores, hoje as denominações e suas placas são mais importantes do que as pessoas que estão nelas que seriam as igrejas.

Lembrando de que no Reino de Deus que ja existe e foi Inaugurado pelo Sr. Jesus já esta aqui no qual fala em Apocalipse 21:22: E NELA não vi TEMPLO, porque o seu TEMPLO é o SENHOR DEUS- TODO PODEROSO, e o CORDEIRO.

Os verdadeiros FILHOS de DE DEUS SÃO A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO, O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, E A ETERNA MORADA DE DEUS, o que QUEM NOS ENSINA TODAS AS COISAS, E INTERCEDE POR NÓS DIANTE DE DEUS É O ESPÍRITO SANTO, É JESUS CRISTO não é homem, a fase da perseguição da igreja deCristo já foi destruida por Jesus Cristo em cumprimento do Apocalipse.

VEJA O QUE DIZ JESUS CRISTO: Mas aquele CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO, que o PAI enviará (JA ENVIOU) em meu nome, ESSE vos ENSINARÁ todas as coisas,… João 14:26.

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando VIER ( JÁ VEIO ) aquele ESPÍRITO DE VERDADE, ELE vos guiará em toda a VERDADE;… João 16:12,13.

DIZ JOÃOTAMBEM : E a UNÇÃO, que recebestes DELE, fica em vós, e não tendes NECESSIDADE de que ALGUÉM vos ENSINE, mas, como a sua UNÇÃO vos ENSINA TODAS AS COISAS. I João 2:27.

DIZ PAULO TMBEM: E não ENSINARÁ cada um ao seu PRÓXIMO, nem cada um ao seu IRMÃO,… Hebreus 8:11.

AQUI ESTÁ O NOSSO INTERCESSOR. E da mesma maneira também O ESPÍRITO ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo ESPÍRITO INTERCEDE por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26.E

Então quem os CONDENARÁ? Pois é CRISTO quem morreu, ou antes quem RESSUSCITOU dentre os mortos, o qual está a direita de DEUS, e também INTERCEDE por nós. Romanos 8:34.

Portanto, pode também SALVAR ( JÁ SALVOU ) perfeitamente os que por ELE se chegam a DEUS, vivendo sempre para INTERCEDER por eles. Hebreus 7:25.

Veja lucas, na verdade baseado na biblia e muitas coisas que ha nela na qual não cabe tudo neste resumo, eu te digo que eu sou a VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO, estou vivendo no REINO DE MEU PAI, debaixo do AMOR E DA GRAÇA DE DEUS, na qual não há obra nenhuma da lei (VT) ou rudimentos humanos que eu possa fazer pra viver nele, o qual RECEBI DE GRAÇA, hoje quem me ENSINA todas as coisas é O ESPÍRITO SANTO, e quem INTERCEDE diante de DEUS por mim é O ESPÍRITO SANTO…É JESUS CRISTO, pois ELE fez tudo por mim, ms não só por mim mas VC também. Muitas vezes não enchergeui esta verdade na biblia pq os homens não deixaram, homems que eu admirava, mas que na verdade só estavam em busca dasuas propriasglorias.

Por isso te digo que não importa o que vc faça na sua igreja, diria na verdade na sua congregação que há nome, porque igreja de verdade é vc. Te digo que vc é livre pra ouvir musica evangelica como musicas seculares, porque no final das contas quando vc ouvir uma musicas secular que fala de morte, trajedia, adulterio, etc..vc mesmo sente que não quer ouvir aquela musica, assim como ha musicas gospels que sao verdadeiros lixos e não edificam em nada nossos pensamentos. As maiorias das musicas seculares falam das coisas do nosso dia a dia, nada de mais, falade trabalho, e vc trabalha, fala de amor, e vc gosta de alguem, fala de vencer, e vc luta o tempo todo, então eu pergunto , qual é adiferençade ouvir uma musica secular e uma musica gospel?

Praticamente nenhuma, isso porque quando vc esta em deus seu louvor e adoração é de dentro pra fora e nao ao contrario, não é o som do violão ou bateria que te deve elevar a deus, mas a tua alma, teu espirito, pois se vc pecisar de algumextimulante prase chegar a DEUS vc não o adorara em espirito e em verdade, veja o que Diz o NT a respeito disso.

Lucas, qqual a diferença entre salmos, hinos e cânticos espirituais?

Dois textos no Novo Testamento usam estas três palavras juntas. Efésios 5:18-19 diz:

“E não nos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”.

Paulo, o autor de Efésios, escreveu instruções quase idênticas aos colossenses:

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Colossenses 3:16).

Devemos resistir a tentação de forçar distinções artificiais entre palavras semelhantes, respeitando o contexto para observarr melhor o sentido de cada termo. Ao mesmo tempo, enriquece o nosso entendimento e o nosso serviço observar diferenças básicas entre palavras.

A palavra traduzida “salmos” descreve cânticos do tipo encontrado no livro de Salmos no Antigo Testamento. Muitos dos Salmos escritos por Davi e outros são ricas mensagens de adoração. É provável que alguns cristãos primitivos tenham escrito outros salmos para expressar a glória de Deus, mas tudo isso de dentro pra fora.

Hinos são cânticos que oferecem louvor a Deus,a ênfase aqui está no fato de dirigir o louvor ao Senhor, diferente de outros cânticos que podem comunicar mensagens de edificação aos outros irmãos

Ja aapalavra traduzida “cânticos” poderia descrever vários tipos de cânticos, mas Paulo acrescentou mais uma palavra para limitar o sentido a cânticos “espirituais”, aa mensagem destes cânticos é espiritual, refletindo a atitude de corações voltados a Deus, e não de instrumentos de fora para dentro emocionalmente que não seria verdadeiro.

Quando adoramos a Deus e edificamos os nossos irmãos por meio de salmos, hinos e cânticos espirituais, devemos escolher cânticos que comunicam a reverência devida a Deus, e que transmitem mensagens espirituais que vêm dos princípios revelados pelo espirito santo.

Se um hino não demonstra o respeito e honra que Deus merece, não deve ser empregado no nosso louvor, se a mensagem de um cântico não for espiritual e totalmente de acordo com a palavra de Deus, não devemos cantá-lo no nosso louvo

É importante observar o destaque nestes versículos numa mensagem que vem de dentro para fora como disse antes, cantamos com "labios" para agradar a Deus e para edificar as outras igrejas que estão congregando com eu e vc, enquanto recebemos o benefício de crescimento espiritual, o foco está no louvor e na edificação, não na diversão ou prazer próprio.

Por isso que disse antes quando vc louvar o Deus de verdade não tem parte com que vem de fora, mas quando vc ouve uma musica secular que se trata dealgo do dia a dia, Deus de certa forma esta presente em Seu pensamento porque se vc ouvir uma musicaque fala de amor e vc estiver amando ou gostando e alguem, altomaticamente vc ira pedir a Deus que abençoe este relacionamento com esta outra pessoa, mas se vc estiver ouvindo Byonce a musica Helo, rss..

Por isso amigo, nõ cai na onda das pessoas libertinozas, elas não conseguem cumprir suas proprias "leis" E querem que vc o faça, assim como os fariseus faziam, or isso Jesus de Nzare, veio nao aboliu a lei e nem os rituais, mas compriu todas elas todas as obras para que eu e vc fossemos livres para amaloe adoralo atraves do espirito santo.

Entao fique com a conciencia tranquila, cante, toque, escutee filtre e retenh oque é bom, e seja feliz de verdade com Deus. Agrade a Deus e nao a homens, este é um dos exemplos que devemos dar aos "hipocritas".

Espero que tenho ajudado, qualquer outra duvida é so perguntar, que Deus atraves do Espirito Santo, e nao de homens, lhe de muito conhecimento e revelações.

Amem.